Por Lara Gabrielli

E quem, durante o período de aulas remotas, nunca se pegou imaginando como deveria ser poder assistir a uma palestra daquela sua matéria favorita com na liberdade e flexibilidade que as aulas presenciais proporcionam, não é mesmo? Depois de quase dois anos vendo os convidados por meio de uma telinha, esse momento chegou e com muito êxito!

No dia 11 de abril, os alunos de RTVI puderam presenciar a participação do convidado Adilson Eustáchio para contar um pouco sobre a sua trajetória em atuação e casting, e dividir suas experiências ao longo dos anos. Confira o que rolou:


Quem é Adilson Eustáchio?

Produtor de eventos e ator, Adilson Eustáchio tem 45 anos e uma rica bagagem ao longo desses anos de atuação em casting. Durante a palestra, o ator explicou que essa área nunca foi o seu objetivo, mas após surgir uma proposta, de início como modelo e depois como figurante, começou a manifestar o interesse sobre o assunto e a estudar para se especializar nesse ramo. Dentre as participações apresentadas, os alunos puderam ver um pouco do seu trabalho em campanhas para Heinz e IFood. Veja a seguir:

Casting

Explorando as definições de casting e todos os processos envolvidos, Adilson contou como funcionaram as gravações das campanhas que já atuou. “Para essa campanha da Heinz, contando a caracterização, foram quatro horas de gravação. O que demorou mais foi a caracterização. E eu me lembro que para essa cena, mesmo já tendo almoçado, tive que comer mais quatro ou cinco hambúrgueres. ” Além disso, a adaptação ao período de pandemia e o mercado de trabalho nessa área também foram pauta da palestra. “Com a chegada da pandemia, a gente precisou se adaptar. Ao invés dos testes serem presenciais, adotamos o vídeo teste. Acredito que esse novo formato de teste, essa interpretação do que faríamos se fosse presencialmente força o lado criativo do ator e a sua capacidade de improvisação. ”

E com o auditório cheio, diversas perguntas foram feitas ao ator, fazendo da palestra um bate-papo enriquecedor. Assuntos como Racismo Estrutural presentes por trás das câmeras também foram discutidos, a fim de inspirar os alunos a mudarem esse cenário quando começarem a exercer suas funções nesse mercado.

RTVI na FPAC

Ficou com vontade de assistir palestras como essa? Matricule-se na FPAC e tenha a oportunidade de conhecer o mundo da comunicação na prática com os melhores profissionais da área. Para saber mais, acesse: https://fpac.com.br/digital/