Por Lara Gabrielli

A agenda da FPAC não para! Na semana do dia primeiro de setembro, tivemos mais uma programação enriquecedora e cheia de energia focada na disciplina de Locução e Apresentação em RTVI, e dessa vez aberta não só para os nossos alunos, mas para quem quisesse assistir. E para comandar essa aula aberta, a professora Especialista Luciana Freitas bateu um papo com o convidado Marco Antônio Abreu (Titio Marco Antônio), que contou um pouco sobre a sua experiência no mercado de trabalho. Confira o que rolou:

Titio Marco Antônio e suas experiências

Marco Antônio Abreu ou Titio Marco Antônio é jornalista, professor, comunicador na KISS FM, e trabalhou em várias emissoras de rádio e televisão como repórter, produtor e apresentador. Ademais, Marco tem um extenso currículo e uma longa trajetória no meio da Comunicação, incluindo inúmeros trabalhos em filmes. Seriados, telenovelas e desenhos como dublador. Quem nunca escutou aquela voz icônica do personagem Patrick Estrela em Bob Esponja? Ou Rick Grimes em The Walking Dead? São tantas dublagens incríveis que fica até difícil de contar.

Ao longo da aula, Marco Antônio dividiu com os nossos alunos a forma que ele lida com a sua desenvoltura durante os anos de sua carreira. “Para que você se dê bem nessa profissão da Comunicação, é condição sine qua non gostar da própria voz, da própria imagem e trabalhar a autoaceitação. Para que você consiga cativar e emocionar as pessoas, é preciso ter essa condição. O teatro também me fez descobrir muitos eus dentro de mim, ele mudou a minha vida e me fez enxergar valores que eu não conhecia. ”

Além do teatro, Marco também fez curso de locução e dublagem, o que contribuiu para ele descobrir o potencial para a sua profissão. Foi então que, com a ajuda do grave da voz, começou a fazer madrugadas na rádio Atlântica de Santos lendo cartas de amor, e logo depois dublagens para alguns canais e o papel de comunicador de emissora. “Descobri um novo universo durante esses processos criativos e novas facetas que levo para a vida. ”

Mercado de Trabalho

Ao longo do curso, os alunos vão se descobrindo a cada dia e com isso, buscam referências para enfrentar o mercado de trabalho que se altera a todo momento. Em decorrência desse tema, Marco Antônio aconselhou os alunos a conhecerem os seus potenciais e combaterem as barreiras que esse meio pode apresentar, pois essa é a maneira de desenvolver habilidades para se adequar a novas realidades. “As ondas vão e vem, e apesar do mercado se alterar a cada dia, percebo que a tendência tanto da publicidade quanto das emissoras é a preferência por pessoas que sejam humanas, que conversem com o seu interlocutor, sem nenhuma imposição cheias de artificialidades. ”

Ser capaz de emocionar e demonstrar segurança, segundo Marco, é fundamental para exercer essa profissão. Mesmo com as mudanças que a atualidade trouxe, o mercado ainda busca pela humanização. “A atualidade nos fez escravos da era digital, e com isso nos garantiu mais proteção, porém quando chegamos no olho a olho, as coisas desandam. Por isso devemos ter esse controle, e o autoconhecimento e as técnicas aplicadas nos trazem isso. Mais do que qualquer graduação, é a prática que nos ensina. ”