Por Lara Gabrielli

Nesse primeiro semestre, contamos com vários eventos enriquecedores na FPAC, dentre eles palestras com alguns profissionais da área de Comunicação. Uma das palestrantes foi Gabrielle Siqueira, analista de comunicação e roteirista, que bateu um papo com os nossos FPACKERS sobre o que é Comunicação Interna e algumas de suas experiências.

Gabrielle Siqueira é analista de comunicação no SBT, roteirista, jornalista e atualmente cursa Artes Visuais. Esse encontro foi para lá de bom, e ao contar as suas experiências, muitos alunos ficaram inspirados.

O que é Comunicação Interna?

A Comunicação Interna pode ser entendida como uma estratégia utilizada pelas organizações para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento com o microambiente e tem a função de tornar comum a mensagem destinada aos colaboradores na intenção de propagar os ideais da empresa.

Essa comunicação é muito importante tanto para os gestores quanto para os funcionários, pois dá acesso a um ambiente favorável à produtividade, ao desempenho e ao avanço profissional de cada um. Traçando um plano de comunicação dentro de uma organização, as metas, missão, visão e valores da mesma podem ser melhor compreendidas por parte dos funcionários, o que leva ao fortalecimento da cultura organizacional.

Logo, ela atinge benefícios como passar credibilidade e transparência, agregar conhecimento da organização e sentimento de pertencimento às equipes, motivação aos colaboradores, aumento da produtividade, etc.