Por Lara Gabrielli

O projeto Bom de Bola, Bom na Escola foi criado em 2010 e desde então vem transformando a vida de muitas crianças e famílias. Por isso, o RP Lab se juntou à ONG na intenção de divulgá-la a muitas outras pessoas por meio das redes sociais. E para a divulgação do blog, contamos com a participação de Miguel Adailton (um dos idealizadores do projeto) para contar as suas expectativas quanto a isso.

Bom de Bola, Bom na Escola

Na busca de transformar a vida de muitos jovens do interior da Bahia, em Andaraí, o projeto Bom de Bola, Bom na Escola foi criado no ano de 2010, logo após a visita de um grupo voluntário que desejava levar palavras de alegria e esperança à população da região. Wanderley José Soares, treinador de futebol e idealizador do projeto, após presenciar a dura realidade das crianças de Andaraí, mudou-se de São Paulo para a Bahia e iniciou o BBBE com o apoio de outras pessoas que também acreditavam no propósito do projeto: treinar as crianças para um bom desenvolvimento e permanência das mesmas nas escolas.

O BBBE acredita que o futebol vai além de ser apenas um esporte, mas é de grande importância para o desenvolvimento físico, social e até econômico desses jovens. Um projeto que começou com algumas crianças a serem treinadas na quadra local da cidade, hoje já são cerca de 180 que frequentam a ONG. Em consequência dessa iniciativa, muitas delas não só saíram das ruas, mas melhoraram o desenvolvimento escolar. “O projeto, para mim, significa esperança. É um sonho que há alguns anos estamos lutando para mantê-lo vivo. Através da educação e do esporte, procuramos melhorar a vida daquelas crianças. Mesmo que algumas já tenham uma vida bem melhor após esse projeto, ainda é pouco em relação ao seu potencial. ”, comenta Miguel Adailton, também idealizador do projeto.

RP Lab e o BBBE

A agência experimental de Relações Públicas (RP Lab) da FPAC contém um núcleo cuja responsabilidade é administrar as mídias sociais e criar estratégias comunicacionais a fim de desenvolver o projeto e ampliar a arrecadação de recursos ao BBBE. Por meio desse relacionamento, o RP Lab traz consigo a experiência de trabalhar com um cliente externo e a possibilidade de atuar em todos os setores da comunicação da ONG.

O núcleo é composto por 6 integrantes, e são elas: Bruna Nogueira (5º semestre de Relações Públicas), líder e responsável pela criação de campanhas; Ana Vieira (5º semestre de Relações Públicas), supervisora de redes sociais; Beatrix Siviero (7º semestre de Publicidade e Propaganda), criadora de conteúdo; Carolina Oliveira (7º semestre de Publicidade e Propaganda), administradora de redes sociais; Francilane de Souza (5º semestre de Relações Públicas), assessora e relações-públicas externa; e Thayane Louise Rocha (3º semestre de Relações Públicas), responsável pela comunicação interna.

Impacto do blog para o projeto

O núcleo BBBE do RP Lab desenvolveu um blog na intenção de compartilhar informações importantes com os apoiadores do projeto, além de apresentar histórias inspiradoras de Andaraí e abrir espaço de expressão aos jovens da ONG.

Renovar a esperança é a missão do Bom de Bola, Bom na Escola. “O blog é um canal de comunicação, então se bem estruturado e divulgado, a expectativa para o crescimento dele é a maior possível. Acho que a criação desse veículo provocará um impacto bem positivo ao projeto. ”, diz Miguel Adailton.